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O isolamento social beneficia o Marketing Digital

O isolamento social gerado pelo coronavírus fez a internet se tornar o principal meio de compra, venda e marketing. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), alguns varejistas registraram aumento de 180% nas vendas de produtos das categorias de alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal.

O comportamento do consumidor mudou e fez aumentar plataformas de vendas como o iFood e Peixe Urbano. Essas duas plataformas possuem diversas oportunidades de compras, apostando em promoções para essa fase de crise.

Com isso, várias estratégias de marketing foram e estão sendo criadas a fim de diminuir os prejuízos causados pela pandemia. O comércio deve se moldar rapidamente às necessidades reais do consumidor.

Em primeiro lugar, não explore o medo. A oferta está diminuindo no mundo todo. Alguns profissionais estão comprando itens essenciais e revendendo-os por um preço muito maior. Isso é pensar muito pequeno. O dinheiro vem rápido, mas não dura. É mais válido usar seu tempo em para desenvolvimento a longo prazo.

Essa é a chave da questão: pense a longo prazo. É normal o desespero bater em momentos de crise, ainda mais com a situação atípica que o mundo inteiro passa. No entanto, a redução de negócios e renda é inevitável no momento. Não lute contra os fatos. A questão é organizar a cabeça, se adaptar ao momento e pensar no futuro. Crie estratégias a longo prazo. Pense em maneiras de construir uma imagem que garanta que o seu negócio volte com tudo após o período de crise. Da mesma forma, trace estratégias financeiras para lidar com os próximos meses, buscando reduzir custos.

O mais importante agora é buscar fidelizar ainda mais seus clientes, ao invés de cooptar novos. Trabalhe o relacionamento com os atuais, pois os próximos meses serão difíceis para todos. O tratamento com os clientes fiéis é o que fará diferença nesse momento. Aposte em campanhas de e-mail marketing, por exemplo, ou newsletter. Você os mantém informados com conteúdo e ainda não perde o contato que sempre teve.