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Você utiliza o WhatsApp para fazer vendas?

É difícil hoje em dia encontrar alguém que não utilize o Whatsapp, não é mesmo? O aplicativo já alcançou 2 bilhões de usuários ativos. Informação que foi divulgada em fevereiro deste ano pelo blog do Whatsapp.

Esses números são fatos, então, pare para pensar e veja que excelente plataforma para sua empresa explorar produtos e serviços. Os celulares estão sempre nas mãos das pessoas e é difícil algo passar despercebido. Afinal, passamos muito tempo olhando para as telas dos dispositivos móveis.

Por isso, é muito importante criar estratégias e ações visando alcançar mais clientes através do Whatsapp. Além de ser uma excelente ferramenta para atender o público. O próprio aplicativo reconhece sua eficácia, tanto que há dois anos, ainda em 2018, lançou o Whatsapp Business.

Mas porque você deveria utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing? Simples, é grátis e a audiência do aplicativo é muito grande. É o canal mais atraente para qualquer ação de comunicação. Mas além disso, você vai proporcionar mais intimidade com o cliente, além de agilizar a comunicação.

Apesar de todos esses fatos, o Whatsapp ainda é subestimado como um canal de Marketing Digital e poucas empresas buscam explorá-lo. Porém, é um pensamento negligente, pois criar relacionamento através desta plataforma pode fortalecer a confiança na marca.

Utilizar o Whatsapp é ótimo para pequenas e médias empresas desenvolverem estratégias de marketing. Ao contrário de grandes empreendimentos, que podem investir em estratégias mais caras. Porém, utilizar da ferramenta pode ser feito por qualquer empresa, basta a estratégia certa. Eis algumas dicas:

1. Como o WhatsApp Business pode ser útil para a sua empresa?

Olha, se você quer usar o WhatsApp para fins comerciais, não faz sentido usar uma conta privada, concorda? Infelizmente a gente se depara aqui na Sabujo com muitos clientes que antes de nos conhecer, usavam seus perfis pessoais para falar com os clientes. Isso é um problema. Afinal, muitas informações valiosas acabam perdidas, pois muitas vezes o cliente não consegue responder todas, confunde as mensagens de leads com as suas particulares, e ainda deixa de usar um monte de recursos super valiosos que o app especializado em negócios dispõe. O WhatsApp Business é disponível para Android e IOS, mas também pode ser acessado de desktops através do WhatsApp Web.

Para começar, segundo o próprio blog oficial do WhatsApp, mais de 80% das empresas no Brasil relatam que o WhatsApp ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento dos seus negócios. E tem gente que ainda menospreza esse brinquedinho poderoso? Não cometa esse pecado!

2. E quais recursos o WhatsApp Business tem que você talvez ainda não sabia?

Bom, para começar, o WhatsApp Business disponibiliza as informações comerciais disponíveis para os leads e clientes que você tem relacionamento, o que já facilita, e muito, a vida do seu marketing digital. Afinal, grande parte das perguntas são aquelas básicas né? Horário de funcionamento, cardápio, etc. Quantas vezes vocês já respondeu as mesmas perguntas manualmente? Pois é. A versão corporativa do Whats permite utilizar recursos de resposta automática e modelos de mensagens que facilitam a vida na hora de lidar com a base de clientes. Para acessar, basta você ir até a área de Configurações da empresa. O caminho para chegar até lá é Menu → Configurações → Configurações da empresa.

Tá, mas tem muito mais. Não é só isso. É possível criar um Perfil Comercial para sua empresa, que é facilmente visualizado e descoberto pelos clientes, com informações superúteis como seu endereço, contato de e-mail, descrição, horário de atendimento, site oficial e o que mais for necessário divulgar. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Perfil Comercial.

E também é possível criar um Catálogo de Produtos. Que é para dar adeus a aquelas sequências de 50 fotos que o pessoal envia nos grupos de Whats quando querem divulgar os seus negócios, sabe? Aquilo gera uma antipatia enorme. Então, através do WhatsApp Business você organiza sua vitrine para seu cliente ficar mais feliz, comprar mais de você e te respeitar mais como uma marca valiosa e organizada. No próprio perfil comercial, as empresas podem criar também o seu catálogo de produtos. Para acessar esse recurso, vá até Menu → Configurações → Configurações da empresa → Catálogo.

Além desses recursos, tem como ver estatísticas importantes, como o volume de mensagens lidas, recebidas, enviadas e entregues. Links curtos para que as pessoas acessem o seu WhatsApp mais rápido, mensagens de ausência, entre vários outros recursos.

E aí, gostou de saber disso?